Esportes para crianças

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014 1 comentários
Desde que Lucas nasceu espero a alta da pediatra para que ele pudesse fazer natação, mas ele tinha uma alergia respiratória das grandes e logo depois apresentou uma alergia na pele com produtos químicos fortes, dessa forma não conseguíamos uma autorização para Lucas fazer natação devido ao cloro. No último mês com Lucas já maiorzinho enfim a pediatra autorizou ele iniciar as aulas, mas aconteceram algumas coisas que adiamos mais um pouco e agora chegou o momento certo, breve conto sobre a primeira aula.
Hoje, aqui pensando na importância da criança fazer um exercício físico desde pequeno resolvi pesquisar na internet sobre os esportes e compartilhar com vocês.

imagem aqui

O esporte deve ser apresentado a criança de uma forma lúdica, nada que querer forçar a criança a ser o melhor em tal esporte e pratica-lo profissionalmente, se isso acontecer deve ser algo natural.  No mundo de hoje onde as crianças são apresentadas ainda pequeninas a tecnologia, tecnologia essa que os deixam cada vez mais sentados, é preciso que nós pais tenhamos a consciência da importância do movimento e do esporte como ajudante do desenvolvimento infantil.
Apesar de qualquer esporte ser ótimo para as crianças, existem alguns que ajudam no desenvolvimento de cada fase, vejamos:


* 1 a 6 anos: Natação, esse esporte ajuda a trabalhar o sistema respiratório e melhora o sistema motor, equilíbrio e postura.
Nessa fase vale muito deixar a criança andar de bicicleta, correr em lugares abertos e brincar em escorregadores.




* 6 a 12 anos: Nessa idade a criança já entende melhor esportes que precisam de regras e técnicas maiores. Nessa fase é importante os pais saberem ouvir dos filhos quais esportes eles gostariam de praticar. Esportes como vôlei, futebol e basquete ajudam a criança a aprender o trabalho em equipe e a perder e ganhar.
Caratê e judo são excelentes para trabalhar a disciplina, concentração e técnicas. 



O importante é que a criança tenha momentos de movimento, onde ela possa desenvolver habilidades que ficando sentada em frente ao computador ou vídeo game ela não conquistará. Outro ponto positivo do esporte para as crianças é ser um auxiliador no processo de socialização e interação.
E aí qual esporte os pequenos praticam?

1 comentários:

Postar um comentário